PRINCIPAIS CIDADES DO ALGARVE
O mapa do Algarve é composto por diversas cidades, próximas umas das outras, e que exibem algumas das paisagens naturais mais lindas do mundo.
Com praias paradisíacas, a região no sul de Portugal é um ótimo destino para aproveitar o calor, as águas cristalinas e fazer passeios em Portugal de barco.
O Algarve possui um clima mediterrâneo, com verões longos e quentes. É possível conhecer praias com lindas pedreiras, grutas de pedras, paisagens deslumbrantes e águas calmas.
A região também é mundialmente conhecida por ser um ótimo lugar para se viver depois de aposentado. Mas também é um ótimo destino para jovens que apenas querem desfrutar uma bela praia e aproveitar boas festas.
E não é somente a bela paisagem e o clima das cidades do Algarve que atraí os viajantes, a gastronomia encanta todos, mesmo quem não conhece a culinária mediterrânea. E, como a região não é muito grande e com diversas formas de deslocamento fácil e rápido, é possível conhecer diversas cidades em poucos dias.
Por conta destes fatores, o Algarve transformou-se numa das regiões portuguesas com maior número de residentes estrangeiros, oriundos principalmente de outros países europeus. Em 2018, 69 mil dos habitantes não eram portugueses.
ALBUFEIRA, Portugal
A cidade de Albufeira é um dos principais destinos para quem visita o Algarve. Fica a apenas 35 quilômetros de Faro e está localizada no centro da região. A economia da cidade é praticamente dependente do turismo e da pesca. Sua paisagem é formada por praias e casas brancas, em sua maioria com menos de 2 andares.
Albufeira é uma das melhores opções para os apaixonados por praias, que possui em torno de 30 quilômetros de costa. É possível fazer diversos passeios entre grutas e túneis de pedra entre as praias, como as de Santa Eulália, de Galé, dos Olhos D’água e a praia Maria Luísa. A praia dos Pescadores e Centro Histórico da cidade, estão entre as principais atrações turísticas.
Além disso, a cidade é conhecida por um importantíssimo parque aquático, o Zoomarine Algarve. Em Albufeira, há diversos mirantes gratuitos em pontos altos da cidade, para vislumbrar os olhos com praias de águas cristalinas e paradisíaca.
Ao longo dos anos, Albufeira converteu-se num dos maiores polos turísticos do país, destacando-se por consequência como a cidade portuguesa com maior número de estrangeiros residentes, com 22,5% da população permanente tendo nascido no exterior, maioritariamente em países como Reino Unido e França.
FARO, Portugal
Faro é a cidade que representa a capital desta região. Com cerca de 47.000 habitantes, a cidade constitui, através do Aeroporto de Faro a terceira maior entrada externa do país, conferindo-lhe uma valência vincadamente cosmopolita.
Possui duas praias: a praia de Faro e a praia deserta de Faro, chamada Ilha da Barreta. Além de suas paisagens naturais, é conhecida por possuir construções históricas, sendo que muitas datam do século XV, monumentos e museus.
Também é uma importante cidade portuária, possuindo uma longa e belíssima doca de barcos (Doca de Recreio de Faro, ou popularmente conhecida por Marina de Faro) – um local com um pôr do sol de tirar o fôlego.
LOULÉ, Portugal
Loulé é uma cidade portuguesa no Distrito de Faro, com cerca de 21 100 habitantes.
No concelho de Loulé, encontram-se alguns dos locais mais cobiçados do país. Destaca-se Vilamoura, que é o maior complexo turístico da Europa. Dispõe de marina, uma academia de golfe e cinco campos de golfe, um casino, várias discotecas, clube de ténis, clube de mergulho, outras instalações de lazer, uma extensa praia, e dezenas de hotéis de 4 e 5 estrelas. Iniciada na década de 1960, Vilamoura tem uma área de 1600 hectares. O projeto arquitetónico desenvolve-se em torno da marina e inclui centenas de vivendas distribuídas pela zona residencial, e outros empreendimentos dedicados quase exclusivamente ao turismo.
TAVIRA, Portugal
Tavira é uma das cidades menos povoadas entre as principais da região, mas uma das que fica mais perto de Faro, apenas 39 quilômetros de distância. É cortada pelo Rio Gilão, e os dois lados da cidade unem-se por uma ponte de estilo romano, um dos principais pontos turísticos da cidade.
A Ilha de Tavira é uma das praias mais perto da cidade e também bastante movimentada, com suas águas calmas. Para visitá-la é preciso pegar um ferry boat que faz o trajeto até lá. Outras praias que valem a pena conhecer são a praia do Barril e a praia de Cabanas de Tavira.
A cidade é um destino indicado para quem gosta de construções históricas: tem um Centro Histórico repleto de monumentos e edifícios tradicionais, além do Castelo de Tavira. Ele possui lindíssimas muralhas, em que se pode admirar a vista da cidade.
PORTIMÃO, Portugal
A cidade de Portimão é um dos principais pontos de pesca da região e também um importante porto para a chegada de cruzeiros. Assim, possui um grande núcleo do comércio algarviano – o que encarece um pouco algumas opções da cidade, como as gastronômicas.
É um ótimo destino para quem se interessa por desportos aquáticos, como surf e kitesurf, e uma das principais praias é a Praia de Rocha, uma atração turística da cidade, que possui rochas que formaram, pela erosão do mar e do vento, uma espécie de caverna aberta na beira do mar.
Para aqueles que gostam de construções históricas e monumentos, é interessante visitar a Praça Manuel Teixeira Gomes. A praça tem um lindo cais com diversos cafés, de diversos restaurantes. Além da praça, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, em estilo gótico, vale a visita.
LAGOS, Portugal
A cidade de Lagos tem cerca de 17 500 habitantes. Lagos é uma povoação marítima com mais de 2000 anos. A sua importância deve-se ao facto de que durante o período das grandes navegações marítimas Portuguesas do século XV, o Infante Dom Henrique, conhecido como Infante de Sagres ou O Navegador, viveu em Lagos, comandando muitas expedições que partiram desta cidade em direção às conquistas em Marrocos e à descoberta das costas ocidentais africanas.
Uma das principais praias, a praia Dona Ana, possui uma estrutura gigantesca de pedras que foram sendo lapidadas pelo movimento da água. É uma das praias mais bonitas do Algarve, geralmente usado como cartão-postal do sul de Portugal.